Menu

quinta-feira, outubro 07, 2010

TRATAMENTOS ALTERNATIVOS DA DEPRESSÃO

O LUGAR DA TEOTERAPIA



    A teoterapia é multifocal. Não somente a nível interno, mas externo...
    Vê o terapêutico no contexto da vida.
1.   da vida (bio)
2.   do ser psiquico (psique)
3.   do Social ( homo faber, prosaico, poeticus, oeconomicus).
4.   do espiritual (pneuma)
5.   do ecologico (ecumeno)
Portanto, abordar desde esta teoria a realidade humana tem implicações que englobam a vida em sua totalidade.
O ser humano foi criado para ser espiritual e ter uma comunhão saudável com  o Autor da Vida, mas tornou-se rebelde,e trouxe mazelas psíquicas.
Foi criado para ser irmão, ajudar e ser ajudado pelo próximo. Mas acabou escravizando o irmão, por isso a história humana tem sido de conflitos nas gestões de pessoas.
O humano foi criado para estar bem consigo mesmo, mas tem negado o que deve ser, procurando ser o que os outros são. Disse o filósofo: “torna-te o que és”.
O ser humano foi criado para cuidar da natureza, mas acabou sendo um destruidor ecológico. Perdeu a sincronia com o universo. Ao invés de usar com dignidade a criação, depredou a beleza da fonte da vida. Ao invés de usar, abusou. Ao ponto de desrespeitar o próprio corpo que também é natureza, por isso, dorme mal, come errado, expressa-se com uma postura corporal errada. Cuida mais dos seus bens, do que do seu corpo.
Ainda não aprendeu que não precisa das coisas para desfrutar da vida, mas de vida para desfrutar das coisas.
 Nunca vai colocar algo no tanque de seu automóvel o que o destrói, no entanto faz isso diariamente, consigo mesmo. É a tolice das gerações.
Arnaldo Jabor escreveu numa de suas crônicas: “não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual, somos, sim, seres espirituais tendo uma experiência humana.”
Eu diria: Somos seres ao mesmo tempo “bios- psíquicos- sócios- espirituais – ecológicos.
E cientista social e filosofo Edgar Morin, afirma que o homem precisa ser estudado não apenas mais como o homo sapiens, mas também como o homo demens, o homo oeconomicus, o homo faber, o homo poeticus, o homo ludos, o homo politicus, o homo prozaico.
Somos seres humanos em busca de nossa identidade terrena, mas somos seres espirituais, buscando transcendência.
Nas palavras de Heidegger, somos o “estar ai”, somos “carentes de”. Carentes de afeto, carentes de ajuda, carentes de significado, carentes de respostas. Não bastamos a nós mesmos e nunca nos satisfaremos plenamente. Somos seres em sendo, seres a caminho, seres em indo, seres em busca.
Temos por isso uma ansiedade vital, uma angustia existencial. Por que fomos criados para ser mais do que estamos sendo, há um potencial em nós de infinitas possibilidades. Somos a imagem do Criador, e isso precisa ser descoberto. Quando o fizermos, fará toda a diferença e mudará o nosso futuro.
SOMOS BIO-PSICO-SOCIO-ESPIRITUAL-ECOLÓGICO

SOMOS
Sapiens-faber-ludos-demens-oeconomicus-poeticus-politicus-prozaicus.

Somos os atores principais no teatro da existência, e deveríamos dançar a valsa da vida ao ritmo do dançarino principal.